Hoje 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nascido em Lisboa, provavelmente em 15 de agosto de 1195, numa casa onde mais tarde foi erguida a Igreja em sua honra. Seu nome é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, passou maior parte da sua vida em Pádua e morreu aos 36 anos.
Santo Antônio é considerado o Santo Casamenteiro. A lenda tem origem na generosidade que o frade presenteava as jovens sem dote para que assim, elas pudessem se casar.
A mais antiga das lendas conta que uma rapariga cansada de rezar e esperar que o santo ouvisse suas preces, atirou sua imagem janela a fora. A estatueta bateu na cabeça de um homem rico que logo se apaixonou e casou com ela. A partir desse momento o Santo Casamenteiro não teve mais descanso a atender os pedidos que lhe são dirigidos.
Santo Antônio também é conhecido, talvez por ser dotes de oratória, como o advogado das causas perdidas e o que nos ajuda a encontrar objetos perdidos de grande valor.
Viva Santo Antônio!
Viva Santo Antônio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário